quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Um Bom Gestor Muda A Escola...



O que podemos fazer para que nossa escola tenha um resultado discrepante?! O que é essencial para ter uma escola diferenciada?! Ao pesquisar sobre este assunto constatei... Que uma boa escola começa com um bom gestor. O gestor deve encontrar meios fundamentais para dinamizar a escola, buscando caminhos, para motivar todos os envolvidos no processo escolar. O (a) diretor (a) deve ser dinâmico, acolhedor, ter diálogo com professor e alunos, cativar as pessoas da comunidade para apoiar a escola. Precisamos de pessoas motivadas, unidas pela amizade e o carisma do gestor. Temos alguns pontos fundamentais para o alicerce desta gestão ser sólida, “uma direção motivada, orientada por metas claras, compartilhada com professores, pais e alunos é onde tudo começa”. Percebi que devido às baixas condições de trabalho, vemos, no Brasil, especialmente na periferia das grandes cidades, é uma alta rotatividade de diretores e professores, além de um excesso de faltas; temos consciência de que não se premia quem se esforça nem se pune quem demonstra baixo desempenho e, para completar o envolvimento, dos pais é pequeno e o currículo às vezes é desinteressaste. Eis a importância do elo entre comunidade, sindicatos, igrejas, estabelecimentos, comércio e entidades não governamentais se preocuparem em participar do processo de ensino e aprendizagem escolar. Precisamos estar atentos e procurar construir uma escola que fomenta redes de aprendizagem, entre professores, e, principalmente, entre alunos; que aprendem uns com os outros. O aluno precisa participar com o colega, o mais experiente ajuda ao que tem mais dificuldades, como nos projetos aluno-monitor (do Microsoft). A escola precisa aproveitar as grandes bases de dados multimídia, de multi-texto de grande impacto (narrativa, jogos de grande poder de sensibilização), utilizar as muitas formas de pesquisa que a tecnologia nos oferece.
A gestão escolar deve privilegiar a relação com os alunos, a afetividade, a motivação, aceitação, o conhecimento das diferenças que envolvem concretamente os alunos, dando suporte emocional, levando os alunos acreditarem em si mesmo.
As organizações são compostas por pessoas. Quanto mais evoluem as pessoas, mais evoluem as organizações. Educadores e gestores mais abertos, confiantes, resolvidos podem compreender melhor e implantar novas formas de relacionamento, de cooperação no processo de ensinar e aprender.
Sabemos que não é fácil implantar uma mudança educacional, porque as escolas tem pouquíssimo tempo para se dedicarem a inovações. Mas não podemos desistir, pois cada escola deve caminhar na direção da gestão autônoma, adaptada à sua realidade.
Uma certeza devemos ter, “Unidos Venceremos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário